Nylon
•Polimero de poliamida
•Baixa reação tecidual
•Alta força tênsil em 2 semanas
•Degrada por hidólise 15 – 20% ao ano in vivo
•Boa memória sendo necessário mais do que três nós para
garantia de manutenção do nó
•“Nurolon” nylon trançado substituto da seda
* Descrição
A sutura de Poliamida – Nylon Monofilamento, é um fio cirúrgico de origem sintética, não absorvível no organismo. Pertence ao grupo das poliamidas e sua obtenção é do sal de nylon pol imerizado composto de
polímeros alifáticos do nylon 6, 6.6. Podem ser tingidos na cor preta, azul e violeta e também pode ser fornecido na forma incolor (transparente).
* Indicação
Utilizado no afrontamento de bordos de feridas. São indicadas em suturas de pele, plástica cosmética, e aproximações gerais de tecidos incluindo procedimentos cardiovasculares, oftálmicos, tenorrafias, miorrafias e neurorrafias.
* Ação
O fio de sutura de Nylon monofilamentar, quando implantado no organismo não é absorvido permanecendo por tempo indeterminado. Contudo o nylon pode ser considerado uma substancia hidrofóbica (repelente a água) porque quando implantado no organismo absorve 10% de água, sendo que no espaço de 2 anos perde maior parte de sua resistência. O nylon é um material inerte , atóxico e de alta flexibilidade. Causa uma resposta inflamatória nos tecidos, seguida por encapsulamento gradual da sutura pelo tecido conjuntivo. A sutura do Nylon não é absorvida, e não ocorre qualquer mudança significante na retenção da força tênsil “in vivo”.
* Contra-Indicação
O nylon monofilamentar não deve ser utilizado onde seja considerado a retenção permanente da força tênsil e onde se requeira mais coeficiente de fricção. O produto também é contra indicado em procedimentos onde haja o contato prolongado com soluções salinas como as encontradas no trato biliar e urinário, podendo resultar na formação de cálculos.
* Cuidados/ advertências
O dispositivo só poderá ser utilizado com orientação de cirurgião segundo técnicas cirúrgicas aplicáveis e só deverá ser manipulado por pessoal qualificado. Não re-esterilizar. Não re-utilizar após abertura da embalagem, violada ou molhada.Orientar-se por medida de biosseguranca, descarte, risco de contaminação, a manipulação desse produto deve ser em ambiente asséptico.
* Precauções
Deve-se tomar c uidado em manipular o fio em ambiente asséptico. Recomenda-se o manuseio adequado para evitar danos ao material de sutura. A abertura do envelope primário e secundário devem ser adequadamente manipulados por profissionais de saúde evitando dobramento e esmagamento dos fios. Na manipulação desta ou qualquer outro tipo de sutura cirúrgica, deve-se tomar cuidados para não contaminar
os fios, manipular em local asséptico, para não danificar a sutura. Evitando o dobramento e esmagamento do fio pelo manuseio inadequado de pinças e porta agulhas.
* Instruções de Uso
Utilizar a quantidade de sutura necessária, de acordo com a extensão da ferida cirúrgica e técnica adotada pelo cirurgião. O diâmetro e a quantidade de fios utilizados podem variar conforme as técnicas e procedimentos cirúrgicos.
* Reações Adversas
Devido ao seu ba ixo coeficiente de fricção o produto pode causar deiscência da ferida e perda gradual da força tênsil. O nylon não segura bem os nós, podendo desatar após varias laçadas. O nylon não é aceito na sutura de fáscia (aponeurose) ou ferimento sob tensão onde o ferimento sofre deiscência ou evisceração. Podem ocorrer formação de cálculos nos tratos urinários e biliar causando infecção e reação inflamatória aguda mínima do tecido e irritação temporária no local da ferida Ocasionalmente pode ocorrer eritema, leve dor no local da sutura causado pelo trauma da ferida cirúrgica no tecido.
* Formas de Apresentação/Tamanhos
Está disponível nos tamanhos de 12-0 a 5, e podem vir composto com agulhas cirúrgicas de Aço Inoxidável Atraumáticas em diferentes tamanhos: Agulhas 3/8 de círculo, ½ Círculo, ¼ de Círculo, Agulha Reta e 5/8 de Círculo. Tipos de pontas: Cilíndrica, Triangular convencional, de Corte Invertido, Losangular, Ponta Romba e Espatulada.
* A embalagem que contêm o fio:
Embalagem primária: Papel Opaline
Embalagem Secundária: Papel Grau Cirúrgico + Filme Laminado de
Poliéster.
Nenhum comentário:
Postar um comentário