O profissional em Instrumentação Cirúrgica tem uma função de extrema importância para o bom desempenho do ato cirúrgico é peça fundamental no bom transcorrer do ato operatório. Sua função primordial é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, sendo possível realizar as funções de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado.
É da responsabilidade do Instrumentador(a) facilitar o cirurgião, ordenando, controlando e fornecendo o instrumental e material cirúrgico ao médico cirurgião e seus auxiliares.
Deverá conhecer a técnica empregada no ato operatório e estar atento à manutenção da assepsia de toda a equipe cirúrgica.
Conhecer os instrumentos por seus nomes, apelidos e gestos. Entregar o instrumento com presteza ao sinal ou pedido verbal do cirurgião, colocando-o em sua mão de forma precisa e exata para uso imediato. Não deve se distrair em nenhum momento do decorrer da cirurgia, pois a antecipação às requisições do cirurgião depende disso.
Auxiliando o trabalho do cirurgião e beneficiando o paciente ao reduzir o tempo cirúrgico, diminuindo os índices de contaminação e de infecção pós-operatórias.
E sempre antes da cirurgia certificar-se que tudo está em ordem, desde os fios e agulhas, até os instrumentos especiais.
O Profissional de Instrumentação Cirúrgica é o braço direito do cirurgião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário